Meus nudes vazaram... E agora? O que fazer?
- Matheus Oliveira

- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Nudes são nada mais nada menos que imagens de uma pessoa sem roupa e seu compartilhamento de forma consentida é totalmente legal, uma vez que se restringe a livre vontade e a intimidade dos envolvidos.
Ocorre que tais imagens podem ser expostas a terceiros sem o consentimento da pessoa que se dispôs a compartilhá-la com alguém ou apenas deixou salva nas galerias de seus aparelhos eletrônicos.
De toda forma, esse compartilhamento sem consentimento seja por um hacker, seja pela pessoa que recebeu os nudes é considerado crime tipificado no Código Penal!
O vazamento de nudes gera indenização por dano moral uma vez que a vítima fica abalada emocionalmente devido a irresponsabilidade civil do expositor bem como pode gerar a punição na esfera criminal.
A divulgação de nudez, cena de sexo e afins consta no artigo 218-C do Código Penal com pena base de até 5 anos de reclusão, tal pena pode ser aumentada se o motivo da divulgação for vingança ou humilhação da vítima.
Cumpre esclarecer que esse dispositivo foi inserido no Código Penal apenas em 2018, entretanto anteriormente tal prática poderia ser enquadrada na seara penal como Calúnia ou Difamação, uma vez que tais crimes violam a honra da vítima.
Ok, entendi... Mas o que eu posso fazer se for vítima de uma dessa condutas criminosas?
1) É recomendável coletar evidências (prints de onde as imagens foram divulgadas, quem as divulgou, etc)
2) Ir até uma delegacia (de preferência as de crimes virtuais) fazer um Registro de Ocorrência sobre os fatos para que esses sejam investigados.
3) Entrar com as ações judiciais cabíveis para que o responsável seja punido e você seja ressarcida pelos abalos que sofreu.
Portanto, caso você conheça alguma pessoa que esteja vivenciando essas situações, por favor procure um profissional para lhe orientar sobre os seus direitos!
Até o próximo informativo!







Comentários